É um suplemento mineral a base de fósforo, com propriedades nutricionais importantes para a constituição dos tecidos e a manutenção das funções orgânicas.

 

Propriedades naturais dos fosfatos (Ref. OMS e trabalhos científicos publicados).

 

ARTRITE

 

            Reumatismo, é em geral empregado para indicar doenças dos músculos, tendões, articulações, cartilagens, ossos e nervos como: artrite, artrose, espondilite, bursite, fibrosite, miosite, lumbago, ciática, gota, etc., resultando em desconforto ou incapacidade.

            Previne a deposição de cristais nas articulações e posteriores inflamações.  Naqueles que já apresentam a doença o NQI tem se demonstrado eficaz na eliminação daqueles cristais, desinflamando, eliminando a dor e corrigindo as deformações

 

ARTROSE

 

            Previne a deposição de cristais na cartilagem articular que dão origem a osteófitos.

            Naqueles que já sofrem a doença, o uso tem se revelado eficaz na solubilizacão daqueles cristais, reconstituindo a cartilagem e desintegrando os eventuais osteófitos, com o uso, doentes abandonaram sua muletas e se livraram de incômoda próteses.

 

ARTERIOSCLEROSE

 

            A arteriosclerose não é uma doença.  Trata-se de um processo degenerativo associado ao envelhecimento sendo que seu conjunto de alterações degenerativas culminam com o endurecimento das artérias.  Atinge preferencialmente os vasos de grande e médio calibre, razão pela qual geralmente não gera manifestações clínicas.  Em pessoas idosas as artérias radiais e as dos membros inferiores ficam endurecidas ou perdem a elasticidade.

            Impede a deposição de radicais livres e a  precipitação de minerais insolúveis nas artérias - vasos de grande calibre - mantendo sua elasticidade.  Naqueles que já sofrem processos degenerativos desse tipo, tem se revelado eficaz pela solubilização de sais minerais precipitados e pela neutralização de radicais livres.

 

ATEROSCLEROSE

 

            Aterosclerose é caracterizada pela deposição de éster do colesterol e de outros lipídeos no tecido conjuntivo das paredes arteriais que provocam o engrossamento da íntima da artéria devido ao acúmulo localizado de lipídeos conhecidos com o nome de ateroma.

            Quando esses depósitos de substâncias gordurosas acontecem na membrana interna da artéria, ela tem o seu diâmetro diminuído.  Sua predileção são as artérias coronárias, cerebrais e periféricas.  Quando nas artérias coronárias - que nutrem o miocárdio - pode ocorrer um ataque cardíaco.

Impede os depósitos de substâncias gordurosas no interior das artérias neutralizando a hiperlipidemia e previne a oclusão arterial.  Naqueles que já sofrem cardiopatias, isquemia ou lesões micárdicas, tem se revelado eficaz, diminuindo a hiperlipidemia e desencrustando as substâncias gordurosas aderidas na membrana interna da artéria.

CÂNCER

 

A pesquisa médica revela que a predisposição genética pode desempenhar importante papel na origem de doenças: cardiopatias, câncer e diabetes.

O carcinoma renal bilateral, por exemplo, deve-se a defeito genético peculiar no qual o cromossomo 3 está unido ao cromossomo 8, e vice-versa.  Essa troca, chamada translocação recíproca balanceada, só aparece em indivíduos com câncer renal.  Isso levou os cientistas a especular se esse rearranjo cromossômico poderia predispor o indivíduo a contrair essa forma de câncer.  Existe 87% de probabilidade que uma pessoa com os segmentos cromossômicos deslocados venha a sofres de câncer renal por volta dos 59 anos de idade. Os genes são substâncias que controlam o crescimento e o funcionamento perfeito dos organismos; o câncer nada mais é que uma alteração nas habilidades de alguns genes - um em cada tipo de câncer.  Em alguns casos, um gene normal se torna cancerígeno quando começa a trabalhar em excesso.

Outra idéia é que o gene altera seu comportamento normal depois de alterado internamente por uma mutação.  Como iso acontece?  Cientistas descobriram que o problema pode estar no sistema de regulagem dos genes.  Dentro dos cromossomos, os genes podem às vezes trocar de lugar, dependendo das necessidades da célula e, eventualmente, um gene cancerígeno (ou oncogene) pode ser ativado dessa forma.  O "o-myc" é um oncogene que foi encontrado fora do lugar diversas vezes.  Isso ocorre nas células atacadas pelo linfoma de Burkitt, um câncer do tecido epitelial.  A transformação foi causada pela mudança.  O o-myc reside no cromossomo 8, normalmente, mas troca de endereço com um segmento de gene no cromossomo 14, uma região que funciona a pleno vapor quando o organismo precisa acionar seu sistema de defesa.

Como um indivíduo, a  célula come, bebe, respira, movimenta-se excreta e pensa ou sente.  Os cromossomos - DNA e RNA - bem protegidos pelas membranas duplas do núcleo procedem como os neurônios de nosso cérebro determinando todos os fenômenos bioquímicos do indivíduo célula.

Nosso cérebro pode sofrer eventual escleropatia.  O citocérebro (cromossomos ou genes) também pode.  Nosso esqueleto pode sofrer processos degenerativos como osteoporose, artrose e etc.  O citoesqueleto também pode.

Quando sabemos os motivos esclerosantes de um cérebro humano podemos, por dedução lógica,  esclarecer os motivos que levam a uma  esclerose celular.  Penso ser necessário restabelecer - em primeiro lugar - a normalidade da homeostase, corrigir a qualidade dos fluídos intra e extracelular.  Caso contrário estaremos apenas mascarando um anormalidade.  Um radical livre pode eclodir no núcleo celular.  O óxido, em contato com a umidade produz um ácido que se precipita na forma de cristais ou precipitados que fixam nas moléculas de DNA e RNA causando uma oxidação que será causa de falhas no roteiro do gene atingido e, decorrente, o princípio do que, mais tarde, será chamado de câncer.

O cérebro celular pode sofrer um processo esclerosante advindo da formação de radicais livres que, em contato com a umidade, abrem caminho para precipitações de metais ocorrentes no próprio núcleo da célula causando eventual distúrbio e depois uma lesão.

Impede a eclosão de  radicais livres no núcleo celular impedindo a precipitação de minerais insolúveis nos genes.  Naqueles que já sofrem processos degenerativos desse tipo, tem se revelado eficaz pela solubilização de sais minerais precipitados e pela neutralização de radicais livres.

 

COLESTEROL

 

Existe uma estreita relação entre dieta, colesterol e aterosclerose coronária.  Os níveis de colesterol sangüíneo diminuem pela ingestão de ácidos graxos polisaturados e aumentam pela ingestão de ácidos graxos saturados.

Controla os níveis séricos de colesterol mesmo em caso de dietas favoráveis ao ingresso de colesterol.  Quando o nível de colesterol já está elevado,  tem sido empregado como depressor.

 

COLITE ULCERATIVA

 

Enfermidade crônica, inespecífica, inflamatória e ulcerativa do cólon que se caracteriza pela eliminação de muco sanguinolento e purulento, quer isoladamente, quer acompanhado de fezes formadas ou aquosas.  A administração, tem se revelado eficaz para eliminar a fibrose que produz um engrossamento da parede intestinal responsável pela perda de sua elasticidade e contractibilidade.

 

DIABETES

 

É uma doença endócrino-metabólica crônica, resultante de um transtorno no metabolismo dos hidratos de carbono, causado por insuficiência absoluta ou relativa de insulina.

Complicações vasculares: É comum alterações ateroscleróticas dos grandes vasos sanguíneos no diabetes: nos pés podendo originar claudicação intermitente, pés frios, parestesias, lenta cicatrização de feridas, infecção local, ulceração e gangrena.  É eficaz na prevenção dessas alterações.

A participação dos pequenos vasos, caracterizada pelo engrossamento da membrana basal produz-se especialmente na retina (retinopatia) e nos rins (nefropatia).  É também eficaz na prevenção desses transtornos.

Neurite diabética: Os primeiros sintomas são agulhadas e outras parestesias e entumecimento dos pés e das mãos.  O sistema neurovegetativo fica afetado apresentando diferentes transtornos, entre eles a evolução progressiva da impotência sexual.  Nesses casos também, tem se revelado eficaz como tratamento profilático.  O uso pode prevenir e minimizar falhas metabólicas e hormonais que levam aos diabetes, quer por carência de insulina quer por excessiva liberação de glucogênio pelo fígado.

           

 

GOTA

 

         Previne o aumento da taxa de ácido úrico e a precipitação de uratos de sódio no interior das articulações.  Naqueles que já sofrem a doença, tem se revelado eficaz, diminuindo a taxa de ácido úrico e pela eliminação dos uratos de sódio, fazendo desaparecer os tofos, inibe a precipitação no interior das articulações de uratos de sódio e vai diminuindo a taxa de ácido úrico.

 

INTELECTUAIS

 

            Para aqueles que exercem atividades intelectuais, tem efeitos eficazes para:

Clarificar o pensamento;  Agilizar o raciocínio;  Fortificar a memória;  Eliminar a preguiça mental e a depressão;  Neutralizar estresse oxidativo:  Aumentar a disposição física e mental.

 

OBESIDADE

 

A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no tecido subcutâneo principalmente do rosto e do tronco.  Uma série de fatores promovem na obesidade o acúmulo de lipídios.  A tendência hereditária

é muito importante.

Considera-se que obesidade cause o diabetes em idade avançada.  A evidência, porém, sugere que fatores indefinidos que dão lugar a uma resistência insulínica,  podem promover tanto a obesidade quanto

o diabetes.  Sendo uma precipitação admitir-se que os obesos sejam pessoas que se alimentam além das necessidades energéticas normais.

No campo da pesquisa e experiências clínicas, temos verificado que o pâncreas se encontra na raiz de um grande número de patologias e não somente nas hiper e hipoglicemia.  Algumas enfermidades como, psoríase, reumatismo, prisão de ventre, enxaqueca e obesidade imprimem nas duas íris alertas para desordens pancreáticas.  Tais alertas podem se referir a hiper ou hipoglicemia, entretanto exames de curva glicêmica nem sempre confirmam essa ou aquela possibilidade.  Uma insuficiente produção de lipocaico (por alguns considerado uma enzima e por outros considerado um hormônio), é responsável pelo metabolismo das gorduras.  Obviamente, um mau metabolismo das gorduras provocará o aumento de peso, podendo levar à obesidade.  Qualquer tentativa para equilibrar o peso será frustrada em virtude de que a causa da obesidade não foi corrigida: carência de lipocaico.

O uso profilático pode prevenir falhas metabólicas que levam à obesidade ou, quando ela já existe, os maus efeitos metabólicos podem ser corrigidos, estimulando o pâncreas a produzir maior quantidade de lipocaico.

 

SENILIDADE / SENESCÊNCIA

 

O envelhecimento é um processo fisiológico normal, que inicia aos 30 anos como consequência da maturidade cerebral.  A partir deste momento há um período silencioso que vai dos 30 aos 45 anos.  Dos 45 aos 60 anos, para alguns autores, após os 65 anos, ingressa-se na fase do envelhecimento propriamente dito.  E senescência é o envelhecimento patológico que está condicionado à presença de doenças determinantes de aceleração do processo de envelhecimento.

Um composto que tem se revelado muito útil para um envelhecimento saudável já que substitui os agentes antioxidantes que o organismo vai deixando de produzir em face de seu envelhecimento: arterio / aterosclerose, perda de memória, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, etc.

 

O NQI é um polifosfato composto que tem característica única, é antioxidante e solubilizante.